Como manter a saúde mental em tempos de quarentena?

Não é novidade para ninguém que o distanciamento social, o isolamento e a quarentena podem ser bem difíceis para algumas pessoas após algum tempo. Afinal, temos de abrir mão de vários elementos com os quais estamos acostumados, a fim de protegermos nossa saúde.

Bom, o problema é que o afastamento das tarefas diárias e das pessoas em si pode fazer com que você se sinta extremamente solitário, mesmo que não se dê conta disso. Noites de sono difícil, crises de ansiedade e até mesmo depressão são consequências possíveis. Como evitar tudo isso e manter a saúde mental em dia?

Primeiramente, temos de nos atualizar com relação a alguns termos:

  • Distanciamento Social – significa que precisamos nos manter em nossas casas para achatar a curva de contágio.
  • Isolamento Social – quando você é um caso suspeito de COVID-19, a doença causada pelo Coronavírus, e deve se manter isolado.
  • Quarentena – para casos confirmados.

No dia a dia, é normal que nos esqueçamos da realidade por trás do período que estamos passando e usemos os termos mais comuns. Muitos pensam estar em isolamento ou quarentena quando, na verdade, trata-se do distanciamento social.

Cuidando da Saúde Mental em casa

O primeiro passo para reduzir o aumento crescente da sua ansiedade é diminuir o pânico. A insegurança é inevitável, afinal, estamos lidando com uma pandemia. Mas, com um pouco de trabalho, podemos mitigá-la.

Para isso…

Evite o Bombardeio de Informações

Atualize-se uma vez ao dia. É o suficiente para que você compreenda a situação local e global. Não é preciso acompanhar as notícias o dia todo e acabar sendo bombardeado com notícias ruins, crimes, mortes e afins. Isso tudo faz bastante mal para sua saúde mental.

É claro, não podemos deixar de pensar na realidade e viver em um mundo de fantasia, utópico e pacífico. Não se trata disso! É apenas uma questão de não absorver informações demais sobre um determinado assunto. O suficiente basta.

Crie uma nova rotina

Você está em casa. A vida que você tinha mudou completamente. É preciso criar uma nova rotina.

Depender da aleatoriedade dos dias e eventos que podem acontecer enquanto você está em casa pode ser perigoso.

Tem um quintal grande? Considere caminhar pela manhã. Possui espaço em casa? Exercite-se, alongue-se, tome sol pela janela. Assista algo pela manhã, tome seu café e, se você estiver trabalhando de casa, comece o trabalho com energia.

Determine seus horários e siga sua vida como se a estivesse vivendo normalmente. Mudanças bruscas podem ser assustadoras, mas rotinas ajudam a contornar isso.

A tecnologia pode ajudar

Use a tecnologia para se aproximar de amigos, familiares e pessoas que você ama. Faça vídeo-chamadas, ligações, envie mensagens. Esteja próximo de quem importa, mesmo estando distante.

Encontre passatempos

Essa é a hora de desenvolver hobbies e passatempos. Dessa forma, você pode se aprimorar em algo que gosta e preencher os espaços vazios dos seus dias.

Faça terapia online

Fale com o seu psicólogo pelo WhatsApp, verifique se existe a possibilidade de receber atendimento online e não deixe a saúde mental de lado. Afinal, sem uma mente forte, o corpo acaba sofrendo as consequências, e isso é algo que deve ser evitado a todo custo nesse momento.

Lembre-se de encarar as coisas com o máximo possível de positividade. É um momento delicado, mas, juntos podemos encontrar formas de aprender lições valiosas e nos tornarmos melhores uns com os outros durante e após o fim da crise.

Compartilhe!

Outros artigos que podem te interessar

Como vai seu relacionamento com seu corpo?

Olá, caro leitor! Um prazer ter você por aqui. Hoje gostaria de convidar você a pensar sobre sua relação com seu corpo. Mas não nos moldes dos padrões sociais, do tipo – como está seu peso, se você está dentro dos padrões estéticos ditados pela mídia, nada disso… Meu convite vai na linha de investigar

Terror Notruno - Pesadelo - Patrícia Spada Psicóloga na Vila Olímpia São Paulo

Terror Noturno – o temido distúrbio do sono

Quem nunca acordou, mas não conseguiu se mexer, ou sentiu que alguma entidade sombria o estava observando? Essas são características comuns do Terror Noturno. Longe do sobrenatural, o Terror Noturno em nada tem a ver com ser observado por entidades malignas, invasores sorrateiros ou alienígenas no quarto. Embora muitas pessoas descrevam essas situações, é algo

Qualidade De Vida No Trabalho - Patrícia Spada Psicóloga na Vila Olímpia São Paulo

Qualidade de Vida no Trabalho – como viver de bem com a rotina

Trabalhar é necessário, mas complicado. Mesmo quem ama a profissão se depara com situações desagradáveis, e muitas vezes temos que engolir em seco para não gerar problemas. Mas, como ter qualidade de vida no trabalho, se o ambiente não é favorável? A Organização Internacional do Trabalho (OIT) afirma que a preocupação com as condições causadoras de estresse

Assine nossa Newsletter

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *