Não é novidade para ninguém que o distanciamento social, o isolamento e a quarentena podem ser bem difíceis para algumas pessoas após algum tempo. Afinal, temos de abrir mão de vários elementos com os quais estamos acostumados, a fim de protegermos nossa saúde.
Bom, o problema é que o afastamento das tarefas diárias e das pessoas em si pode fazer com que você se sinta extremamente solitário, mesmo que não se dê conta disso. Noites de sono difícil, crises de ansiedade e até mesmo depressão são consequências possíveis. Como evitar tudo isso e manter a saúde mental em dia?
Primeiramente, temos de nos atualizar com relação a alguns termos:
- Distanciamento Social – significa que precisamos nos manter em nossas casas para achatar a curva de contágio.
- Isolamento Social – quando você é um caso suspeito de COVID-19, a doença causada pelo Coronavírus, e deve se manter isolado.
- Quarentena – para casos confirmados.
No dia a dia, é normal que nos esqueçamos da realidade por trás do período que estamos passando e usemos os termos mais comuns. Muitos pensam estar em isolamento ou quarentena quando, na verdade, trata-se do distanciamento social.
Cuidando da Saúde Mental em casa
O primeiro passo para reduzir o aumento crescente da sua ansiedade é diminuir o pânico. A insegurança é inevitável, afinal, estamos lidando com uma pandemia. Mas, com um pouco de trabalho, podemos mitigá-la.
Para isso…
Evite o Bombardeio de Informações
Atualize-se uma vez ao dia. É o suficiente para que você compreenda a situação local e global. Não é preciso acompanhar as notícias o dia todo e acabar sendo bombardeado com notícias ruins, crimes, mortes e afins. Isso tudo faz bastante mal para sua saúde mental.
É claro, não podemos deixar de pensar na realidade e viver em um mundo de fantasia, utópico e pacífico. Não se trata disso! É apenas uma questão de não absorver informações demais sobre um determinado assunto. O suficiente basta.
Crie uma nova rotina
Você está em casa. A vida que você tinha mudou completamente. É preciso criar uma nova rotina.
Depender da aleatoriedade dos dias e eventos que podem acontecer enquanto você está em casa pode ser perigoso.
Tem um quintal grande? Considere caminhar pela manhã. Possui espaço em casa? Exercite-se, alongue-se, tome sol pela janela. Assista algo pela manhã, tome seu café e, se você estiver trabalhando de casa, comece o trabalho com energia.
Determine seus horários e siga sua vida como se a estivesse vivendo normalmente. Mudanças bruscas podem ser assustadoras, mas rotinas ajudam a contornar isso.
A tecnologia pode ajudar
Use a tecnologia para se aproximar de amigos, familiares e pessoas que você ama. Faça vídeo-chamadas, ligações, envie mensagens. Esteja próximo de quem importa, mesmo estando distante.
Encontre passatempos
Essa é a hora de desenvolver hobbies e passatempos. Dessa forma, você pode se aprimorar em algo que gosta e preencher os espaços vazios dos seus dias.
Faça terapia online
Fale com o seu psicólogo pelo WhatsApp, verifique se existe a possibilidade de receber atendimento online e não deixe a saúde mental de lado. Afinal, sem uma mente forte, o corpo acaba sofrendo as consequências, e isso é algo que deve ser evitado a todo custo nesse momento.
Lembre-se de encarar as coisas com o máximo possível de positividade. É um momento delicado, mas, juntos podemos encontrar formas de aprender lições valiosas e nos tornarmos melhores uns com os outros durante e após o fim da crise.
Comentários