Você sabe por que os psicólogos são tão buscados nos dias atuais?
Em uma era onde o contato pessoal é escasso, a internet impera sobre nossas relações, trabalho e demais rotinas, é apenas uma questão de tempo até que os problemas surjam.
Quantas vezes você já escutou que não era bom o suficiente? Que a culpa por tudo que estava acontecendo era somente sua? Que você não tinha jeito, que era diferente e nunca mudaria…
Essas perguntas, os apontamentos, as cobranças, a pressão do trabalho, da família e de todas as responsabilidades que, mais cedo ou mais tarde, aparecem na vida de todos, estão deixando os jovens e adultos cada vez mais preocupados. Não bastasse isso, afeta também as crianças.
É um reflexo do que veio antes. Nossos pais e avós talvez não tivessem tanta preocupação ou conhecimento sobre a importância da saúde mental, do equilíbrio psicológico e da importância de sentir-se bem consigo mesmo. Esse descuido foi passando de geração a geração, até que chegamos em um ponto onde isso se torna insustentável.
Por que os Psicólogos são tão buscados hoje? Porque são tão importantes quanto qualquer médico
Quando alguém te diz que o que você sente “é frescura”, que “todo mundo passa por isso” ou então “tem gente pior que você por aí”, é preciso parar e se avaliar. Pense se você está se relacionando com as pessoas certas, porque por mais que algo possa estar errado com você, o grande problema está na negligência, e quando você não recebe o apoio de quem precisa, a situação só tende a piorar.
Mais importante ainda: você não pode ceder a esses comentários. Precisa buscar um tratamento, uma terapia, um acompanhamento psicológico. Tem de entender o que está fora do lugar e aprender a consertar isso. Porque, embora pense o contrário agora, você é, sim, capaz de se ajudar.
Você irá superar isso, mas com a ajuda certa
As pessoas estão se conscientizando de que apenas “se abrir” com confidentes, amigos, amantes e família nem sempre funciona. Enquanto você se dispõe a falar, a outra pessoa nem sempre se dispõe a ouvir. Você escutará comparações, exemplos que nada tem a ver com a sua vida e conselhos que podem não ser adequados para o seu momento atual.
Por outro lado, em uma sessão com um psicólogo, você aprenderá a se autoavaliar, se conhecer. Com a progressão do tratamento, será mais fácil entender o que está acontecendo, o que causa a situação atual e o que você pode fazer para resolver. É o fim daquela sensação de que a sua saúde não está ao seu alcance. Você não precisa carregar o peso do mundo sobre os ombros para encontrar a paz!
Cuidar da mente também é cuidar da saúde!
E essa paz está mais perto do que você imagina. Só é preciso encontrar um profissional que te ajude a encontrar o caminho, e não há nada de errado com isso. Não é vergonhoso precisar de ajuda. Não é preciso tentar ser forte o tempo todo. Somos seres feitos de carne, ossos, músculos, nervos, mente e essência. Quando a mente e a essência não estão equilibradas, todo o resto começa a sofrer os efeitos.
Dores, stress, queda na imunidade, doenças e a perda da vontade de viver. Tudo isso está associado a sintomas clássicos e perigosos de problemas psicológicos, que ao contrário do que muitos pensam, podem ser tratados com o apoio de um psicólogo.
Sentir-se incapaz de levantar da cama, de cumprir com as próprias responsabilidades pode ser algo bem mais perigoso que a preguiça. A letargia é um sinal de que algo está errado, e para resolver, somente o apoio profissional, a paciência e o tempo resolvem.
Consulte um psicólogo. Você só tem a ganhar em qualidade de vida e bem-estar!
Comentários