Terror Noturno – o temido distúrbio do sono

Quem nunca acordou, mas não conseguiu se mexer, ou sentiu que alguma entidade sombria o estava observando? Essas são características comuns do Terror Noturno.

Longe do sobrenatural, o Terror Noturno em nada tem a ver com ser observado por entidades malignas, invasores sorrateiros ou alienígenas no quarto. Embora muitas pessoas descrevam essas situações, é algo totalmente psicológico, e pode ser causado por vários fatores.

Qual a causa do Terror Noturno?

Não há uma causa única, mas sim vários fatores que acarretam nessas ocorrências. O estresse, um alto nível de cansaço ou mesmo algumas perturbações no sono podem desencadear um episódio.

Barulhos escutados durante o sono e movimentos bruscos realizados por quem divide a cama também colaboram para esses episódios sombrios.

Como tratar?

O Terror Noturno costuma desaparecer sozinho. Dificilmente uma pessoa terá episódios consecutivos, mas pode acontecer.

Alguns pacientes já sofreram com terror noturno, mesmo após terem despertado de um episódio e voltado ao sono. Em casos mais graves, é algo que acontece toda vez que uma pessoa “pega no sono”.

Para esses pacientes, adormecer é um verdadeiro pesadelo. Dessa forma, o acompanhamento psicológico e com especialistas no sono é necessário, pois podem haver fatores mais complexos que os já citados para o desencadeamento dos episódios.

Diferentemente dos pesadelos, que ocorrem nas fases finais do sono, o terror noturno surge entre os primeiros 15 minutos e as primeiras duas horas de sono. Quem sofre com pesadelos excessivos deve buscar tratamento também, tanto para aprender a diferenciar os episódios quanto entender o que causa os sonhos ruins.

Compartilhe!

Outros artigos que podem te interessar

Como vai seu relacionamento com seu corpo?

Olá, caro leitor! Um prazer ter você por aqui. Hoje gostaria de convidar você a pensar sobre sua relação com seu corpo. Mas não nos moldes dos padrões sociais, do tipo – como está seu peso, se você está dentro dos padrões estéticos ditados pela mídia, nada disso… Meu convite vai na linha de investigar

Saul Albert Mental Health - Patrícia Spada Psicóloga na Vila Olímpia São Paulo

Como manter a saúde mental em tempos de quarentena?

Não é novidade para ninguém que o distanciamento social, o isolamento e a quarentena podem ser bem difíceis para algumas pessoas após algum tempo. Afinal, temos de abrir mão de vários elementos com os quais estamos acostumados, a fim de protegermos nossa saúde. Bom, o problema é que o afastamento das tarefas diárias e das

Qualidade De Vida No Trabalho - Patrícia Spada Psicóloga na Vila Olímpia São Paulo

Qualidade de Vida no Trabalho – como viver de bem com a rotina

Trabalhar é necessário, mas complicado. Mesmo quem ama a profissão se depara com situações desagradáveis, e muitas vezes temos que engolir em seco para não gerar problemas. Mas, como ter qualidade de vida no trabalho, se o ambiente não é favorável? A Organização Internacional do Trabalho (OIT) afirma que a preocupação com as condições causadoras de estresse

Assine nossa Newsletter

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *